sábado, agosto 23, 2008

Escola Dominical - Revistas Editora do Pastor Silas Malafaia


TÍTULOS DAS LIÇÕES


Site: Central Gospel- Revistas

LIÇÕES DA PALAVRA DE DEUS Nº15:
BEM-AVENTURANÇAS, FELICIDADE INCOMUM
PROFESSOR - Pr. Geziel Gomes

1. Bem- aventurados os limpos de coração
2. Bem- aventurados os pacificadores
3. Bem- aventurado o que confia no Senhor
4. Bem- aventurado o que vigia
5. Bem- aventurados os que sofrem
6. Bem- aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor
7. Mais bem- aventurada coisa é dar
8. Bem- aventurados os que morrem no Senhor
9. Bem- aventurado o que guarda a Palavra de Deus
10. Bem- aventurado aquele que crê
11. Bem- aventurados os chamados às bodas do cordeiro

Pastor Geziel Gomes é um dos pregadores brasileiros mais conhecidos da atualidade. Ordenado ao ministério em 1960, já viajou e realizou cruzadas em cerca de 50 países. É membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, e já escreveu cerca de 38 livros. É casado com a missionária Maura Gomes, com que tem 6 filhos; 5 são pastores. Atualmente é pastor na Igreja Evangélica Missionária Canaã, em Recife (PE).

REVISTA LIÇÕES DA PALAVRA DE DEUS Nº 14
COLUNAS DO CARÁTER CRISTÃO
PROFESSOR: Pr. Josué Gonçalves

1. Falando acerca do caráter
2. A prática da humildade
3. A conquista de si mesmo
4. Mansidão, uma verdade de espírito
5. O valor da perseverança
6. Prestação de contas, um ato benéfico
7. O trabalho dignifica as pessoas
8. A coragem conduz a vitória
9. Atalhos, caminhos perigosos
10. O valor da generosidade
11. Tentação, o desafio de cada dia
12. Alcançando a maturidade
13. As demandas do discipulado

Pastor Josué Gonçalves é terapeuta familiar e conferencista internacional.


REVISTA LIÇÕES DA BÍBLIA Nº 13
APRENDENDO PARA SER TRIUNFANTE
PROFESSOR: Pastor Silas Malafaia

1. Base da atividade humana – comunicação
2. A vida se faz com movimentos
3. A vida se faz com participação
4. Tempo – um fator fundamental
5. Aprendendo a lidar com questões da vida
6. Como alcançar uma vida de prosperidade
7. Felicidade ou sofrimento: qual é a sua escolha?
8. Aspectos da vida de Jesus que causam admiração!
9. Enfrentando problemas e seguindo em frente
10. Aprendendo para alcançar vitórias
11. Jesus sofreu por nós!
12. Jesus ressuscitou!
13. Jesus está vivo!

Silas Malafaia é psicólogo clínico, conferencista internacional e pastor evangélico.


REVISTA LIÇÕES DA BÍBLIA Nº 12:
EM BUSCA DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL
PROFESSOR Professor Valmir Cohein

1. O Crescimento de quem nasce de novo
2. Princípios básicos da vida espiritual
3. O plano para o crescimento espiritual
4. O crescimento é um processo
5. A igreja iniciando no lar
6. Crescer para frutificar
7. Como controlar pensamentos e reações
8. Reconhecendo defeitos para corrigi-los
9. A circuncisão do coração
10. Como cultivar virtudes cristãs
11. O perdão traz crescimento
12. A autenticidade do cristão
13. A plenitude cristã

Professor Valmir Cohein
# Graduado em Teologia pelo Instituto Bíblico Pentecostal.
# Ordenado ao ministério pastoral em 1965 na igreja Pentecostal de Nova Vida.
# Destacou-se no ministério de rádio evangelismo no Rio de janeiro na década de 80, havendo ainda atuado em várias cidades do Brasil, abrindo igrejas, e inclusive no exterior como missionário em Johannesburg, África do Sul.
# Pastor do Ministério Fé Para Todos, igreja evangélica localizada em Del Castilho, Rio de janeiro, por mais de 25 anos.
# Professor de Teologia na cadeira de Missões e Evangelismo.
# Palestraste e conferencista.


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sexta-feira, agosto 08, 2008

Escola Dominical - O poder da visão


The Power of Vision

Por Steve Mills

Tradução João Cruzué

O que motiva as pessoas?


Para os líderes
esta é uma grande questão. Fatores psicológicos, sociológicos e mesmo espirituais contribuem para a motivação. Elementos tanto intrínsecos como extrínsecos estão envolvidos. Tom Landry, um dos mais proeminentes técnicos de futebol americano disse: Liderança é a habilidade que leva as pessoas a fazer o que não querem para que elas possam tornar-se naquilo que querem ser.

O poder da visão
motiva. Ele motiva um alpinista a enfrentar ventos cruéis por trilhas perigosas até alcançar o cume. O poder da visão motivou [ Santos Dumont a passar por cima dos desapontamentos e quedas] até construir uma máquina voadora. Jesus motivou um pequeno grupo de 12 homens incultos e de ocupações diferentes a mudar o mundo. Eles captaram a visão de seu líder, Jesus, e alteraram o curso de toda a história.

Sua visão, como
um líder, tem impacto significativo sobre o crescimento e eficiência da sua Igreja e escola dominical. A visão de um líder é poderosa e a falta de uma visão é arriscada. Provérbio 29: 18 diz: “Onde não há visão, o povo perece”


Como a visão influencia o líder?

A visão primeiro influencia o líder pessoalmente ao lhe dar uma direção. Ele ouve o Espírito Santo, avalia a situação e sabe o que é preciso e desejado.

Um pastor com sentido claro de direção, e que é capaz de articular, conseguira uma alta motivação para sua Igreja. O superintendente de escola dominical que recebeu uma direção do Senhor e traçou um rumo claro, inspirará toda seu departamento.

A menos que você saiba aonde ir, como chegar lá e o que você quer realizar, a vida se tornará insípida e chata. Dennys Waitly em “Sementes de Grandezas” diz: “A razão da falha de tantos indivíduos em atingir seus objetivos na vida é porque eles nunca realmente os colocam em primeiro lugar” Você tem um objetivo pessoal para sua vida? Se a vida pessoal de um líder é estéril e desorganizada por falta de visão, seu ministério público será também desorganizado e ineficiente.

Você tem uma visão e alvos para sua escola dominical? Defina alvos para começar novas classes, começar ou aumentar treinamento de quadros, de aumentar as matrículas e freqüências. Pergunte para você mesmo: Se nossa escola dominical pudesse ser alguma coisa no mundo, com o que ela seria parecida? Observe as possibilidades em lugar das limitações. Deus tem um plano para sua Igreja e escola dominical, e Ele quer revelá-lo para o líder que busca sua presença.

A visão do líder lhe dá um sentido de urgência e exatidão. Esta convicção de que sua visão é correta e urgente domina seus pensamentos, penetra suas emoções e dita suas ações. A diferença entre um líder e um sonhador é que enquanto o líder põe seus sonhos em ação, o sonhador fica só pensando neles.

Um visão consome um líder com um senso de responsabilidade. Ele assume responsabilidades para o cumprimento de sua visão. Embora outros possam captar sua visão, ninguém terá uma paixão mais intensa do que ele. Isto pode ser frustrante para o líder, mas a chave é trabalhar com pessoas, e ainda assumir o desafio da realização.


Como o líder deve compartilhar sua visão?

Primeiro, começar com um alvo claramente definido e comunicável. Por exemplo, este ano nós queremos aumentar o número de matrículas em 35%, ou neste trimestre, nós queremos utilizar uma campanha para aumentar a freqüência dos adoradores nos cultos em 15%.

Segundo, utilizar técnicas de “brainstorm” para encontrar maneiras de realizar o objetivo. Envolvendo outros em uma encontro de planejamento. Começar a sonhar com o grupo. Idéias fantásticas podem aflorar desses encontros interativos.

Terceiro – estabeleça sua estratégia. Para que um objetivo seja alcançado, passos específicos devem ser dados. Determine o que deva ser feito e em que ordem as metas devam ser completadas.

Quarto estipule datas. Fixe seu cronograma e as datas para que cada meta seja concluída.

Quinto delegue funções a seu pessoal. Se o seu objetivo é aumentar as matrículas em 35%, ajude cada professor a fixar um objetivo de matrículas para sua classe. Se o seu objetivo é melhorar o comparecimento de adoradores, forneça nomes de pessoas para serem contatadas para classes individuais. Você pode lançar um concurso e designar um mediador. Utilize os recursos e as habilidades das pessoas com quem você trabalha para realizar o que Deus espera de você.

Sexto, trabalhe seu plano. Uma vez que você tenha estabelecido seu objetivo, derminado sua estratégia e delegado responsabilidades, mãos à obra. Não permita que seu objetivo morra na mesa de planejamento

Sétimo avalie os resultados. Observe os dois lados, positivos e negativos. Seja objetivo quanto ao sucesso da tarefa. O que precisa ser mudado e o que está indo bem?

Este é um ótimo momento para orar e fazer planos para sua escola dominical. Busque o Senhor para receber uma visão Dele, depois a passe adiante, para aqueles que você cuida. Isto ajudará sua escola dominical ficar eficiente e crescer. Lembre-se, uma visão poderosa tem o poder para motivar.

tradução João Cruzué


STEVE MILLS AG/US NORTHWEST
The Power of Vision - enrichmentjournal.org


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quarta-feira, agosto 06, 2008

O ensino no ministério com crianças


Nove Maneiras Práticas de

assegurar o vínculo dos pequenos com Jesus

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STEVE ALLEY

Tradução: João Cruzué
“Abra logo ou derrubarei a porta!”

Com certeza você já viu esta cena em algum filme. Os bandidos estão cercados atrás de uma porta fechada. Os mocinhos chegam e terminam derrubando a porta. Eles chutam, batem, fazem tudo que puderem para remover a barreira.

Há muito tempo (antes dos filmes de polícia e bandidos) Jesus encorajava seus discípulos a também quebrar as barreiras. Disse Jesus: Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais” (Mateus 19:14)

Jesus entendia que há coisas que nós adultos fazemos que atrapalham os pequeninos de chegar até Ele. E Jesus em essência gritou: “Abram ou derrubarei a porta”. Precisamos avaliar criteriosamente nossos ministérios para ver se existem neles impedimentos que estorvam as crianças de chegar até o Cristo.

Cada professor que você treina, instalações que projeta, currículo que seleciona, Real que investe, em suma: cada decisão que você toma – deve ser motivada por uma filosofia que obedeça a ordem de Jesus de “não impedir as crianças.” Estas nove áreas de atuação, a seguir, o ajudarão a criar um ambiente livre de estorvos para as crianças da sua Igreja.

1. Fundamentos da Fé para Crianças --“Como se tornar um Cristão” foi um dos primeiros passos que estabelecemos quando pastoreávamos uma congregação de 700 membros, todos com menos de 12 anos de idade. Nós estipulamos um critério para esta decisão que incluía considerações por idade, privacidade, envolvimento paterno, e estudos posteriores. Nós queríamos pavimentar um caminho para as Crianças chegarem a Jesus.

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2. Uso eficaz das instalações – Instalações usadas e malfeitas impedem as crianças. Lembre-se, os pais trazem suas crianças, e se os pais forem esquecidos pelas nossas instalações, as crianças não serão trazidas. Quando observei isto, limpei nossas instalações, pintei, e fiz reparos onde era necessário. . Desinfetei o quarto de crianças, dei aventais coloridos para os funcionários, e acrescentei a música. Logo os pais não só aprovaram, como também quiseram ficar e ajudar.

Avalie o ambiente de suas salas, linhas de tráfego, mobília, brinquedos, áreas de suprimentos. Eles revelam sinais de boas-vindas ou impedem as crianças? Você tem uma sala de materiais, um guichê de informações com mapas e brochuras para os pais, sinais que que identifiquem as salas? Se você está recebendo pessoas em nome de Jesus, então deve preparar o lugar.

3. Currículo Relevante – As crianças do terceiro milênio precisam encontrar Jesus com uma terminologia e estratégias de ensino que reflitam sua visão mundial, identifiquem seus medos, e satisfaçam suas necessidades. Um currículo fraco ou antiquado impede as crianças de chegar a Jesus.

Quando incorporei um novo currículo ao ministério, tive vários professores que dessistiram porque eles pensavam que um currículo impresso “limitava” o Espírito Santo. Muitas vezes você tem que abrir caminho a despeito da oposição. We vi que o Senhor abençoava nossa mudança de currículo; isto trouxe consistência e unidade para o nosso sempre crescente ministério.

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4. Professores Treinados - Há muitas pessoas perfeitas, religiosas que não deviam estar ensinando. Percebi isso em alguns professores veteranos quando exigi que todos os professores existentes passassem pelo nosso processo de treinamento.

Junto com a melhoria da capacidade de ensino de nossos professores, também recebemos novos professores que eram bem-vindos para serem treinados e aproveitados como aprendizes. Uma equipe de ensino, monitores, e rotação que garantia períodos de descanso além de dobrar nosso staff de professores em menos de um ano.


5. Ordem e Unidade – se seus professores são desunidos, as crianças serão impedidas. Eu fiz tudo que pude para organizar uma equipe de ensino. Nós tínhamos eventos sociais para construir um espírito de equipe. Eu instalei caixas de mensagens, enviei boletins informativos, e instalei quadros de avisos para estar certo de que todo mundo estivesse bem informado. Eu desenvolvi a grade curricular por idade e deleguei nomeei coordenadores para pastorear grupos menores.

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6. Visibilidade das Crianças – Se seu ministério de crianças em baseado em uma filosofia do tipo “ver sem ouvir” ele não crescerá e as crianças não receberam uma atenção de qualidade que Jesus tem em mente. Eu mudei as palavras “Cuidado infantil é providenciado” em nosso boletim para “Aulas de ministério infantil são oferecidas” Devotamente fiz tudo que podia para incluir histórias de professores e de crianças nos cultos de adoração de adultos.

Faça o coral de suas crianças cantar, mostre isso em vídeo, faça com que crianças as participem do culto e desafie os adultos a se envolverem exibindo "O maravilhoso Mundo das Crianças." Os adultos do dia de Jesus queriam manter as crianças separadas e distantes, mas Cristo fez uma afirmação pública quando convidou as crianças para irem até Ele, depois as manteve em seu regaço, e as abençoou.


7. Suporte aos Pais - os pais de hoje são estressados, ocupado, e às vezes assustados com as responsabilidades da paternidade. A maior parte dos pais são receptivos a uma ajuda no processo da paternidade. Lembro-me confrontando uma senhora que constantemente levava suas crianças até a porta da Igreja sem entrar para o culto.. Nunca esquecerei sua resposta chorosa me contou sua história e por que ela não queria que suas crianças crescesse, sem Deus, como ela . Aquele encontro direcionou-me a uma série de aulas sobre cuidados paternais que ela alegremente assistiu. Quando a lar fica mais distante da igreja, é a igreja que deve estender mais longe os braços do amor!

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8. Orçamento Robusto – Seu orçamento é a filosofia do seu ministério com crianças expresso em números. Uma falta de visão no orçamento pode impedir as crianças. Cada ano você precisa incluir registros detalhados de cada centavo gasto e das solicitações para aumento de verbas para sustentar novo crescimento. Não tenha medo de pedir dinheiro. Lembre-se: “Nada recebeis porque nada pedis”(Tiago 4:2) É seu trabalho educar as lideranças da igreja sobre a importância das crianças. Para ajuda extra sobre a elaboração de um orçamento, pesquise na WEB.

9. Programas Relevantes - Os programas devem relacionar-se às necessidades ou os interesses das crianças que eles assistem. Um dos maiores programas que nossa equipe ministerial criou foi um programa que qualificava juniores para trabalhar como assistente do ministério de crianças. Vimos crianças que antes eram entediadas com a cristandade, repentinamente se tornarem co-líderes.

As crianças da sua Igreja merecem variedade e criatividade, portanto elabore um programa que ofereça um variado menu de escolhas: VBS, clubes de crianças, corais, grupos de representação, Acampamento Verão, retiros, e mais. A criança do terceiro milênio tem interesses únicos e diferentes que o mundo ficaria feliz em descobrir para escapar da ruína. A igreja deve contra atacar com o Poder de Deus.

Tudo o que fizermos impedirá ou encorajará o progresso das crianças em direção à melhora de seu relacionamento com Jesus. Peça a Deus para que lhe mostre onde estão as áreas em que você deve atuar para a facilitação da subida dos pequenos até os braços de Jesus.

Fonte: http://www.childrensministry.com

Steve Alley é professor da Church Ministry at Pacific Christian College in Fullerton, California, e co-autor de Skituations


João Cruzué - Blog Olhar Cristão.
Série de traduções sobre Ministérios com Crianças e Adolescentes.
"Nine practical ways to ensure that kids connect with Jesus"


.http://olharcristao.blogspot.com/2008/08/adolescentes-verdade-sobre-o-sexo.html